A Escola Básica Integrada com Jardim de Infância da Quinta do Conde

 

Estando situada no Distrito de Setúbal, Concelho de Sesimbra e Freguesia da Quinta do Conde. Encontra-se construída numa zona habitacional constituída por moradias e prédios de não mais de três andares e rodeada por uma zona verde constituída de pinheiros.

Esta escola é uma das mais modernas escolas do concelho de Sesimbra e faz parte de um projecto-piloto do Ministério da Educação no sentido de juntar num só edifício, crianças desde os três aos dezasseis anos de idade.

Em funcionamento desde 1994, ao abrigo do despacho normativo 19/SERE/SEAM/90, a EBI é uma escola ainda relativamente nova (com cerca de doze anos de actividade). Integra crianças desde o pré-escolar ao 9º ano de escolaridade, existindo um trabalho articulado entre os vários ciclos de ensino.

A escola é constituída por um edifício único de dois andares (r/c e 1º piso); quatro blocos no r/c – bloco A, bloco B, bloco C e bloco D e três no 1º piso – bloco A, bloco B e bloco C. É um edifício de pequena altura, pois tem menos de 9 metros de altura e não dispõe de caves.

À entrada da escola encontra-se a portaria. A entrada principal do edifício é feita pelo bloco B.

Bloco A

No r/c do bloco A existe o bufete, uma sala de aula, a papelaria, o refeitório, a cozinha, um WC para os alunos e alunas e uma arrecadação.

No 1º piso do mesmo bloco encontram-se oito salas de aula, duas destinadas ao pré-escolar, respectivamente A e B e seis destinadas ao 1º ciclo A1, A2, A3, A4, A5 e A6. Neste bloco encontram-se ainda duas salas de menor dimensão, funcionando uma como sala de apoios e outra destinada à ciência viva. Há também dois WC, um destinado aos alunos (meninos e meninas) e outro adaptado a alunos com deficiência motora. Existe ainda uma arrecadação com acesso ao sótão.

Bloco B

No r/c do bloco B funciona o PBX, a secretaria e o CRE/BE. Podemos ainda encontrar três salas destinadas ao Conselho Executivo, uma delas é usada para o apoio psicológico, a sala dos auxiliares de acção educativa, com duas casas de banho para funcionários e funcionárias, duas pequenas arrecadações e uma sala para o núcleo de apoios educativos. Exterior ao bloco, existe um pavilhão pré-fabricado que é utilizado como sala de aulas. Podemos encontrar ainda neste piso a reprografia e uma sala destinada ao SASE. É neste bloco que funcionam as casas de banho destinadas aos professores.

No 1º piso há cinco salas de aula B1, B2, B3, B6 e B7. Podemos encontrar ainda neste bloco a sala de Professores, a sala de Educação Musical, uma sala de Informática, uma sala destinada ao Clube da Matemática, uma sala que serve de gabinete aos Departamentos de Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras e ao Departamento de História e Ciências Sociais, a sala de Directores de Turma e duas arrecadações, uma das quais funciona como arquivo dos processos dos alunos.

Bloco C

No r/c do bloco C existem 8 salas de aula. Duas são destinadas à disciplina de EVT e outras duas são designadas por grandes grupos e pequenos grupos. Na sala dos grandes grupos funciona a sala de estudo. Neste mesmo piso, existem três casas de banho destinadas aos alunos, uma das quais foi adaptada para deficientes motores. No 1º piso funcionam duas salas de aula, a sala de Ciências Naturais e duas salas destinadas à disciplina de EV. Existem ainda dois laboratórios de Físico-Química e uma arrecadação.

Bloco D

No bloco D funciona o ginásio. Compõem ainda este bloco uma sala destinada aos professores de Educação Física, apetrechada de WC e balneário. Existem também dois balneários destinados, um às alunas e outro aos alunos. O bloco dispõe também de uma pequena arrecadação. O recreio da escola envolve todo o exterior do edifício. Nas traseiras, do lado direito da escola, existem Campos de Jogos destinados à prática de andebol, futebol e basquetebol. Do lado esquerdo existe um espaço destinado às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo com um pequeno parque infantil.O resto do espaço envolvente é livre, existindo algumas árvores e plantas ao longo do gradeamento.