Bem-vindos ao AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE!!!

 

É nossa grande missão ter um agrupamento em que os alunos, professores e assistentes se sintam motivados, reconhecidos e valorizados, dando significado e alegria ao processo ensino-aprendizagem, contribuindo dessa forma para elevar os níveis de sucesso escolar e os níveis de satisfação/boa disposição dos professores, assistentes e pais e encarregados de educação.

 

Para tal, o nosso agrupamento de escolas no seu plano de funcionamento, não se isola, nem ignora, na sua ação, o estado em que se encontra a sociedade, a sua comunidade envolvente, sob pena de não conseguir dar uma resposta adequada às necessidades dos seus alunos, professores, assistentes e restante comunidade educativa. Nessa concretização, em nossa opinião, qualquer procedimento e/ou decisão deve ter em linha de conta a questão da Ética.

Pensar e refletir sobre a Ética nas Organizações Educativas é produzir respostas urgentes à crise de valores em que hoje se vive, dada a importância que as escolas têm na nossa sociedade, sendo para isso essencial a definição de um Projeto Educativo, verdadeiramente discutido e refletido pela comunidade escolar, dando força, robustez e intenção pedagógica à ação do agrupamento, como é o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde – “Educar com Afeto, Construindo o Futuro”.

Deve a escola, com a participação de todos os seus intervenientes, promover reflexões internas sobre o que esta deve ser, sobre o seu estado, a todo o momento e sempre que se justifique, para que com maior força possa agir e se fazer afirmar.

A força no agir refere-se à clarificação dos valores por parte daqueles que constituem a organização escolar, dando sentido às suas ações, percebendo e fazendo perceber qual o caminho que devemos percorrer.

Por isso, é para nós determinante promover e praticar, diariamente, uma cultura de reflexão.

Este é o princípio que traça a nossa identidade, isto é, os valores éticos que estão por detrás da ação educativa, sendo o Projeto Educativo, já referido, um exemplo disso mesmo.

Desta forma, acreditamos “dar cor” e sentido às ações praticadas, pois tratar-se-ão de valores consensuais, verdadeiramente discutidos e aprovados por todos, onde não se inclui apenas a minha pessoa, enquanto Diretor, e a minha equipa, mas todos os elementos da comunidade educativa.

Para terminar, reforço a minha convicção no alcance que a Ética dos Valores tem na prática educativa e em tudo o que esta envolve, nomeadamente no sucesso escolar e nas relações interpessoais, por isso, é para mim imprescindível a sua utilização no exercício das minhas funções, reconhecendo e valorizando de forma clara e objetiva o trabalho que cada um dos elementos da comunidade escolar desenvolve nesta grande estrutura educativa.

Só desta forma conseguimos manter pessoas felizes e motivadas a continuar o árduo trabalho que é educar.

 

Contem comigo e com a minha equipa!! Contem com esta grande família, que é o AEQC!!

 

Luís Pacheco